O ABC mudou de treinador. O técnico Ferdinando Teixeira pediu demissão da equipe e foi substituído por Arthur Neto. Ferdinando durou um ano e seis meses no cargo, mas não resistiu a sequência de quatro derrotas fora de casa e saiu do cargo:
- Muita gente estava pedindo a minha saída, porém o presidente Judas Tadeu me segurou no cargo e disse que nunca me demitiria. Ele sempre foi honesto com isso, mas pedi para sair porque vi que o momento não era agradável para o trabalho fluir corretamente - revela o ex-técnico do ABC.
Ferdinando assumiu o time em um momento delicado. Ele começou a comandar o ABC em março do ano passado, um dia depois da maior derrota do clube no seu estádio: 5 a 0, para o minúsculo ASSU. Além disso, a equipe sequer havia participado da Série C do Campeonato Brasileiro no ano anterior e ainda estava ameaçada de não avançar de fase no Campeonato Estadual.
Com Ferdinando, o time melhorou de rendimento rapidamente e conquistou o título potiguar. Além do acesso a Série B do Brasileirão, uma das principais conquistas da história do ABC. Em 2008, o Alvinegro conseguiu o bi-campeonato estadual e começou bem na Série B; nas primeiras rodadas chegou a zona de acesso à Série A.
Porém, piorou radicalmente: nos últimos seis jogos, o ABC pontuou apenas nos dois jogos dentro de casa, quando conquistou uma vitória e um empate. Enquanto nas quatro partidas fora dos seus domínios, o time perdeu todas e sofreu doze gols, enquanto só marcou um. Mesmo assim, o presidente do clube enaltece o trabalho do ex-treinador da equipe.
- Ferdinando é um vencedor, que sempre vai ser lembrado no mural dos grandes treinadores do clube. Quero até deixar bem claro que ele só saiu do comando porque pediu, pois, se dependesse apenas do desejo da diretoria, o cargo de treinador do ABC seria eternamente de Ferdinando Teixeira. Mas, como ele pediu para sair, tivemos que contratar o Arthur Neto, que também é um profissional sério e competente - confessa o presidente do ABC, Judas Tadeu.
Arthur Neto, o substituto de Ferdinando, é um técnico experiente. Ele tem apenas 53 anos, mas já treinou 23 equipes e conquistou seis títulos. Um deles foi com o próprio ABC; o campeonato potiguar de 1998. O último trabalho de Arthur foi no Vila Nova, quando conseguiu o acesso para a Série B, no final do ano passado, junto com o time potiguar.
Segundo informações, o novo treinador já estava em Natal desde o início da semana, mesmo com Ferdinando Teixeira ainda estava no cargo, porém, ele não foi encontrado pela imprensa e ninguém da diretoria do clube confirma a informação. Afirma-se apenas que Arthur Neto se apresentará ao ABC nesta quinta-feira, às 16h, quando dará a primeira entrevista como técnico do Alvinegro.