terça-feira, 8 de setembro de 2009

CBF descarta eliminação de duas cidades-sede da Copa pela Fifa

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) negou nesta terça-feira a possibilidade de eliminação de duas das 12 sedes da Copa 2014. A informação foi divulgada em reportagem da "Folha de S.Paulo", no último domingo. Segundo o jornal, o Comitê Organizados Local (COL) e a Fifa (Federação Internacional de Futebol) estudam reduzir o número de sedes devido a problemas técnicos nos projetos, atrasos e questões financeiras.

Reportagem publicada pelo Portal 2014 citou as cidades de Cuiabá, Manaus, Natal e Recife como as principais ameaçadas. Além disso, fontes ligadas ao governo e a empresas envolvidas com a organização do Mundial afirmaram que a abertura do Mundial acontecerá em São Paulo, mas dificilmente no Estádio do Morumbi. A solução, ainda segundo as fontes, seria a construção de um novo estádio na capital paulista.

Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, as doze cidades-sede da Copa, foram anunciadas em maio passado em um congresso da Fifa nas Bahamas.

Confira a nota da CBF na íntegra:

Não procedem as informações que constam da matéria publicada na Folha de S.Paulo em sua edição de segunda-feira, dia 7 de setembro, com o título "Fifa pode excluir até duas sedes da Copa-14".

Não é verdade que "Executivos da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local) podem eliminar até duas cidades antes do fim do ano, reduzindo o total de sedes a dez".

O COL (Comitê Organizador Local) em momento algum admitiu reduzir o número de sedes para 10, nem sequer pensou em tal hipótese. O fato ainda de nenhum dos nove governos estaduais ter lançado o edital de licitação das obras das arenas do Mundial até a última segunda não significa atraso no cumprimento dos prazos exigidos pelo COL.

O importante para o COL é o início das obras para reforma ou construção dos estádios, o que está estabelecido para início de março, e não o lançamento de edital de licitação, que por isso mesmo foi abolido pelo Comitê na sua última reunião, nos dias 19, 20 e 21 de agosto.

Fonte: http://www.copa2014.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário