segunda-feira, 18 de maio de 2009

Exigências básicas do Plano de Incêndio e Pânico do Machadão

O Cel Christian, comandante do Corpo de Bombeiros do RN, foi nosso entrevistado de hoje no Band Esportes & Ação e nos esclareceu algumas dúvidas a respeito das pendências existentes para que o estádio Machadão funcione como determina a lei.
De acordo com um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado em maio do ano passado, a Secretaria de Esportes & Lazer do Município deveria efetuar algumas medidas. Uma delas seria a elaboração de um Plano de Incêndio e Pânico, que comtempla não só a regularização do estádio para a prevenção de um possível incêndio, mas também para garantir a segurança dos frequentadores de uma forma geral.
A SEL na última sexta-feira mais uma vez entregou aos Bombeiros um esboço do projeto, que novamente apresentou algumas falhas. A Secretaria, então, vai ter que promover outras alterações e remetê-las à corporação.
Segundo um parecer técnico nos entregue pelo Cel Christian, o que falta é o seguinte (transcrição do documento abaixo):
"De acordo com análise técnica realizada pela Seção de Projetos e Pesquisa do Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros Militar, e conforme o que dispõe o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado do Rio Grande do Norte, o projeto e sistema de proteção contra incêncio do imóvel acima (Estádio Machadão), deve atender aos seguites requisitos:

Extintor portátil (indicar em todas as plantas a localização dos extintores dos bares e demais dependências)
Hidrantes (na área administrativa do nível 1, com distância máxima de 30 metros; além de correção na altura do reservatório do hidrante)
Iluminação de emergência (indicar a localização das luminárias, que devem estar em todas as chamadas rotas de fuga)
Saída de emergência (o cálculo da população e a quantidade de unidades de passagens nas saídas de emergência devem obedecer o Parecer Técnico nº 02/2008)

Vamos continuar acompanhando o desenrolar desse caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário